sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Os 1O mais do BRock 80.

Tentando evidenciar minha paixão pelo jornalismo musical, me submeti a uma semana de análises e consultas ao material de música que possuo.
E como, pretensiosamente me defino um conhecedor da música rock feita no Brasil nos anos 80 (mesmo tendo nascido em 1991), resolvi fazer uma lista dos melhores discos do BRock 80.
Me sinto apto pra falar à respeito. E deixo desde já bem claro, que essa lista não definirá os melhores baseada na idéia pré-conceituosa dos ''culturalmente favorecidos'', que desprezam a originalidade e a qualidade do artista, pelo simples fato de sua popularidade.
Usei de critérios pessoais e, relativamente técnicos para essa seleção. Sendo assim, vamos à lista!



Lançado em 1984/85, ''Batalhões de estranhos'', é o segundo disco da banda Bahiana, Camisa de Vênus.
Liderado pelo vocalista-letrista-profano Marcelo Nova, o Camisa adentrou literalmente no seio do expansivo do Rock Brasil com esse disco, que contém a faixa clássica, ''Eu não matei Joana D'Arc''. Dessa forma, acaba levando a honrosa décima posição de nosso Ranking.





Antenada, poética e pioneira da New Wave no Brasil, a <Gang 90 e as Absurdettes,abriram as portas para que toda uma geração podesse se expressar, canalizando suas idéias dentro do espírito do rock and roll. Fundada e liderada pelo jornalista-poeta Júlio Barroso, falecido em 1984, a Gang 90 teve grande visibilidade com seu disco de estréia, ''Essa Tal De Gang 90 & As Absurdettes'' lançado em 1983. Contendo sucessos como ''Perdidos na selva'' ''Nosso louco amor'' e a gênial ''Telefone'', leva pra casa a nona posição de nossa lista.




Uma das mais elogiadas bandas paulistas de todos os tempos. o Ira! lançou 1985 ''Mudança de comportamento'', e abandonou (temporáriamente) o cénario underground.
Com o Hit ''Núcleo Base'', se tornou popular, e com a polêmica ''Pobre Paulista'' reverênciada. Por conter essas pérolas, esse disco leva pra sí a oitava posição desse ranking.




Bem humorados, irônicos e sobretudo, inteligentes, o Ultraje a Rigor usava de letras com duplo sentido, para definir uma estética que camuflava (mas não ofuscava) o talento de Roger Rocha Moreira para compor. Com o clássico, ''Nós vamos invadir sua praia'' lançado em 1985, o Ultraje implacou 7 hits nas paradas de sucesso. Destaque para a faixa titúlo, ''Eu me amo'', ''Min quer tocar'' e ''Inútil''. Sétimo lugar para esse grande disco!




Na sexta posição de nosso ranking, aparece o magnífico Lobão, com seu sensacional disco gravado junto aos ''Ronaldos''. ''Ronaldo foi pra guerra'' de 1984, define em acordes, timbres e letras, a essência da New Wave do Lobão oitentista. Porém, o Lobão pós-oitentista, renega esse disco fundamental em sua carreira, que com ''Me Chama'', ''Corações Psicodélicos'' e ''Abalado'' se caracteriza como um dos mais importantes do rock brasileiro.




Ocupando a quinta posição dessa lista, estão os Gauchos dos Engenheiros do Hawaii com sua obra prima, ''A Revolta dos Dândis'', segundo disco da banda, lançado em 1987.
Liderados pela métrica das letras ''messiânicas'' de Humberto Gessinger, os Engenheiros encontraram já em seu segundo disco, um equilíbrio entre sucesso de público e critíca. Destaque para ''Terra de Gigantes'', ''Refrão de Bolero'' e o clássico, ''Infinita Highway''



Sob efeitos de sintetizadores chega na quarta posição, o RPM.
''Revoluções por minuto'', disco que marcou a estréia da banda brasileira mais próxima de alcançar um sucesso ''beatlemaniaco''.
Paulo Ricardo, vocalista-baixista-letrista-sex symbol, encontrou junto com Luiz Schiavon, a fórmula para um sucesso exaustivo. ''Louras Geladas'' abriu o caminho para que o RPM se tornasse um recordista de vendas. Portanto, ''Revoluções por minuto'', fica com a quarta posição.



Gravado em junho de 1984, o Passo do Luí, é o segundo disco dos Paralamas do Sucesso.
Esse disco impulsionou os Paralamas ao Rock in Rio I. ''Óculos'', ''Meu erro'' e ''Romance Ideal'', são uns dos grandes Hits desse disco, que leva a medalha de bronze!



É revestida de muita poesia a segunda colocação. ''Ideologia'', Cazuza.
Com pressa para produzir, Cazuza gravou a grande obra de sua carreira em 1988.
Já consciente de sua condição como soropositovo, mandou o Brasil mosrtrar a cara.
Mesclando bossa nova com rock and roll, o disco mostra a cara da música do Poeta.
''Faz parte do meu show'' foi talvez o grande sucesso de público do disco.



E, liderando o ranking dos grandes discos do BRock está, - Legião Urbana Dois - de 1986.Poesia, lirismo e simplicidade, fazem desse disco, talvez a mais expressiva das obras do Rock Brasileiro. O disco marca também, a descoberta de um novo mito musical, Renato Russo.
''Quase sem querer'', ''Eduardo e Mônica'', ''Índios'' e o hino, ''Tempo perdido'', são faixas que recheiam de mágia essa obra prima de gênialidade.

Por fim, declaro que essa lista foi feita sob meus critérios, logo, nada oficial.

Vida Longa ao Rock Brasileiro!

Um comentário:

  1. Gostei do seu top 10 anos 80 nacional!!
    muito bom os seus comentarios!!

    tb sou de itabuna!!

    ResponderExcluir